domingo, 27 de maio de 2012

Polícia canadense cria “tickets positivos”


De maneira geral, a sociedade brasileira costuma lidar com a polícia de maneira bastante temerosa e reativa, dadas as metodologias de trabalho utilizadas pelas corporações policiais, sempre direcionadas à sanção de condutas negativas dos cidadãos. Agrediu alguém? Condução à delegacia. Cometeu alguma infração de trânsito? Notificação e multa. Embora estas e outras posturas sejam necessárias à manutenção da ordem, existem possibilidades preventivas muito mais eficientes e simpáticas à população, aproximando polícia e comunidade de modo interativo.

É o que faz a Royal Canadian Mounted Police, com o programa “Positive Tickets”, criado pelo policial Ward Claphan, uma brilhante estratégia de aproximação entre jovens e polícia:
Os Bilhetes Positivos são emitidos sempre que policiais percebem algum comportamento positivo da juventude. O programa é baseado na ideia simples de que reconhecer e recompensar o bom comportamento vai inspirar e motivar bons comportamentos. Os Bilhetes Positivos são utilizados como uma conexão para construir relações de confiança com os jovens.

Os Bilhetes Positivos são simplesmente cupões, vales, fichas ou notas que têm valor para bens, serviços ou algum tipo de crédito, visando a valorização e reconhecimento das pessoas.
(Tradução adaptada do original)


O programa do policial canadense já está sendo aplicado em outras polícias, que fazem parceria com empresas locais, que entregam os tickets para os policiais distribuírem a crianças e jovens que fazem “boas ações” – desde andar de bicicleta com capacete até colocar lixo em locais adequados ou mesmo ajudar a polícia em determinadas atividades. Os ticket’s podem ser trocados por produtos ou descontos nas próprias empresas. Também se admite a possibilidade do policial utilizar os tickets como “quebra-gelo” com as crianças, favorecendo a aproximação e interação.

Trata-se de uma espécie de programa de fidelidade semelhante àqueles das empresas de telefonia celular ou companhias aéreas, que premiam os melhores clientes com pontos que podem ser trocados por produtos da própria empresa. No caso das polícias, o melhor cliente é o melhor cidadão, engajado no exercício de causas sociais. Às empresas que concedem os tickets, é concedida uma publicidade barata e qualificada, no lugar de pessoas distribuindo panfletos ou sites de compras coletivas.

O idealizador do programa escreveu um livro (em inglês) explicando a concepção da ideia e como ela é desenvolvida. Vale a pena entender e, por que não dizer, adaptar às realidades tupiniquins.

Ótima dica do comandante Roberto Camara.
 
Fonte: abordagem policial

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